top of page
  • Christian Dequeker

Avaliação física geral pré treino para o Surf

O surfista está exposto ao estresse físico e como em outros esportes, sua condição física proveniente de um condicionamento, deve estar em dia.


Para isso realizar carga horária de treino semanal minimiza o risco de lesões e melhora o rendimento economizando energia, para a sessão de surf ser mais proveitosa e evolutiva.



O surf é um exercício predominantemente aeróbio e relativamente vigoroso, dependendo das condições do swell e exerce efeito muito positivo na capacidade funcional do sistema cardiovascular e respiratório.


Avaliar a condição física geral poderá revelar se o corpo está em perfeitas condições, ou revelar se há algum problema que possa levar risco à saúde.


A avaliação física geral deve ser feita por um médico de preferência especialista em esporte. Normalmente ele se baseia na analise de hemograma, avaliação clinica (flexibilidade, força, composição corporal, entre outros), teste de esforço, que pode ser o ergométrico ou ergoespirométrico (VO2 máximo, limiar anaeróbio, pressão arterial, entre outros).


O teste de esforço é imprescindível e serve para avaliar o comportamento cardíaco através da utilização de eletrodos como no eletrocardiograma (ECG), submetendo o organismo à ajustes fisiológicos frente à demandas até o máximo ou sub máximo suportável.


São realizados em bicicleta ergométrica ou esteira, iniciando em níveis muito leves que se incrementam em média a cada 3 minutos, com aumento de carga, são progressivos, que podem detectar manifestações cardíacas ou coronarianas.


O ECG (em repouso) deve preceder o teste, a fim de estabelecer se a pessoa pode se submeter ao esforço progressivo com segurança.


Entendemos aqui que em uma condição de mar exigente onde a correnteza esteja intensa, tendo grande pressão e força das ondas, longa arrebentação, possíveis vacas a serem tomadas entre outros fatores como, a quebra ou perda da prancha, necessidade de sair nadando e assim por diante, consideramos que o esforço realizado é contínuo, intenso e severo. Dessa forma o corpo é exigido em muitos momentos e ter sua avaliação física geral é de extrema importância para averiguar as condições do seu organismo. Assim poderá superar limites de forma segura para conquistar evolução técnica, qualidade de vida e diversão.


*Referencia bibliográfica; Fisiologia do Exercício e Desempenho Humano, MC Ardle , Katch e Katch, 4ª edição.

Christian Dequeker CREF-SP 16865/G




bottom of page