top of page
  • CHRISTIAN DEQUEKER

Como a respiração certa pode te ajudar a sair do perrengue.



O perrengue faz parte do mundo de todos aqueles que entram no mar, principalmente os surfistas.

É de fundamental importância saber COMO AGIR e o que fazer para sair do perrengue com consciência, para que essa experiência te traga mais confiança ao invés de um trauma do mar.


Para essa situação a respiração é a única ferramenta que conecta o corpo, a mente e a emoção, trazendo o equilíbrio que você precisa para sair do perrenque com mais conforto, energia e segurança.


É essencial entender como e quais respirações fazer para diferentes situações de sobrevivência no mar. Principalmente quando você já estiver cansado, com muita adrenalina e frequência cardíaca extremamente alta. .

Porém, antes de entrar no mar você deve fazer um boa leitura e analizar as condições que irá se expor, contando o período de pico entre as ondas, quantas ondas na série, e período de intervalo entre as séries... Essa Leitura te dará mais conhecimento para saber como agir quando estiver em qualquer situação de stress no mar.


Caso você passe por qualquer tipo de perrengue, é de vital importância saber qual respiração aplicar levando em consideração seu estado emocional, níveis de CO2 e quanto tempo você tem pra respirar entre as séries.


Você terá um curto espaço de tempo para fazer a respiração certa, com a melhor eficiência possível com o objetivo de eliminar uma boa quantidade de CO2 e absorver uma boa quantidade de O2.


Essa respiração eficiente te trará mais conforto para que você fique mais tempo em apneia sem precisar entrar em desespero, entendendo que é possível superar esses desafios e consequentemente ganhar mais confiança, tranquilidade e segurança no mar.


A respiração é a chave para sua transformação e evolução, mas é fundamental saber qual respiração fazer, onde usar e como aplicar em diferentes situações.



Abraço a todos. Bons treinos e boas ondas.

Christian Dequeker

CREF-SP 16865/G


bottom of page